Boas Práticas de Alimentação na Pecuária

cocho concreto boi gordo

Hoje vamos falar sobre algumas práticas de alimentação na pecuária que podem te ajudar a aumentar a performance produtiva. Você sabia que para atingir o máximo potencial genético de seus animais eles precisam ter acesso a todos os nutrientes necessários para um pleno desenvolvimento?

Mas para isso, antes de tudo, é preciso estabelecer metas e quais características deseja possuir no produto final, como quantidade de produção de leite, teor de gordura e maciez da carne, por exemplo.

Com base nisso podemos estabelecer como deve se dar a alimentação do rebanho, que produtos devemos utilizar para alcançar o resultado desejado, qual a origem destes insumos e a maneira correta de armazená-los, além de com que frequência este alimento deve ser oferecido. Estes são dados importantes para estabelecer uma rotina de alimentação efetiva.

Outro ponto importante é o local de alimentação, ou área de comedouro. Ela deve ser estruturada de maneira que todos os animais tenham acesso ao alimento sem restrição. Outros pontos a serem considerados na construção do comedouro são a praticidade na higienização e o potencial de durabilidade da estrutura.

Ter uma área de comedouro adequada facilita práticas de alimentação efetivas porque garante que todos os animais tenham acesso a essa quantidade de alimento e água necessários para o bom desenvolvimento.

A utilização de cochos de concreto pode te ajudar nisso por possibilitar a alimentação de quatro animais ao mesmo tempo e possuírem montagem modular, permitindo o dimensionamento de acordo com o número necessário de cochos para a alimentação do seu rebanho, tudo isso mantendo a qualidade dos insumos.

Os custos de implantação são pequenos quando comparados aos benefícios e durabilidade, sendo assim, investir em cochos de concreto é investir no aumento da sua produtividade.